22 de março de 2013

*duas horas a dar à lingua


*podia ser título de um qualquer filme porno, mas não é. trata-se, ou melhor, tratou-se apenas de duas horas de exercício a falar exclusivamente alemão.

*amanhã tenho o exame B2 de alemão. vai ser o dia todo, ou quase, nesta brincadeira - que contente que estou!!! e como não podia deixar de ser, uma partes do exame é a oral com um monólogo e um diálogo. e qual a melhor forma de treinar?? conversar com outra pessoa, principalmente quando não podem sacar de uma outra lingua para remediar a coisa, que é o que acontece comigo e com a minha parceira no exame: eu sou tuga e ela russa, eu não falo russo e ela não fala português, e ainda que possa sempre lançar mão do inglês, ela não fala inglês, portanto não temos outra forma de comunicar que não em alemão. 

*ela veio ter comigo cá a casa - há que lançar mão da gravidez para não ter que ser eu a mexer-me!! - e estivemos 2 horas na treta. falámos falámos falámos. devemos ter mandado calinadas na gramática suficientes para atirar um santo do altar, mas enfim, importante mesmo é que nos façamos entender e consigamos de alguma forma expressar o que queremos dizer. não correu mal, acho! amanhã logo vemos como corre.. convém que amanhã os erros sejam menos, mas enfim, antes errar do que estar calada..

4 comentários: