2 de junho de 2014

*Aristides


*acabei de ler há alguns dias o livro "O Cônsul Desobediente", de Sónia Louro. como todos, ou quase todos, os portugueses, já sabia o papel desempenhado por Aristides na fuga de milhares de refugiados. não sabia contudo as tramas da história nem as consequências dos seus actos.

*durante a leitura do livro, dava por mim ora sorrir para o que ele fazia, ora a expressar em voz alta os meus sentimentos por tudo quanto era descrito. além de muito bom, era-me impossível parar de o ler, só o fazendo mesmo por necessidade.

*é incrível como puderam os nossos representantes na altura, deixar um homem que deu tanto de si e ajudou tanta gente, acabando mesmo por dar uma imagem positiva de Portugal, morrer na miséria, apenas e tão só, porque ao salvar tanta gente, foi contra as ordens de Salazar. e mesmo tendo passado os últimos anos da sua vida sem a mulher, os filhos e na miséria, nunca, mas nunca se arrependeu um segundo que fosse dos seus actos. 

*é um livro que vale muito a pena ler. e não só para enriquecermos a nossa história. afinal temos tanta e conhecemos tão pouco.

*vale a pena também ver o site da Fundação.

Sem comentários:

Enviar um comentário