28 de março de 2015

Meal Planner

(Photo by R!)
A agenda que comprei tem apenas um único propósito: preparar o plano de refeições!! Pode parecer parvo e ao início - quando via vídeos de outras pessoas sobre o modo como se organizam - até achava o mesmo. Até que decidi dar-lhe uma "chance". Não o queria na minha agenda diária porque, para mim, não faz sentido. Então decidi comprar a agenda mais pequena da Filofax: a Mini; e como na altura até estava em promoção, não pensei duas vezes. E a verdade é que tem feito diferença. Comprei o tamanho Mini, modelo Domino, cor Violet.

Eu detesto não gosto mesmo nada de cozinhar. Faço-o por obrigação. E ter que o fazer todos os dias é algo que me tira do sério. Ora, como é uma tarefa que não me apraz, era capaz de chegar ao fim do dia sem saber o que ia fazer para o jantar, o que se tornava problemático por vezes. Até que comprei a agenda e comecei a fazer o plano. Faço todas as 6as feiras à noite e planeio apenas os jantares para a semana seguinte; os almoços só ao fim-de-semana e quando a M. e/ou o maridaço também almoçam. E a verdade é que tem dado resultado. Planeio tudo com uma semana de antecedência e vejo o que preciso para preparar as refeições, faço a listas das compras e assunto arrumado. E todos os dias à noite, depois de arrumar a cozinha, vejo o que está planeado para o dia seguinte e deixo a descongelar, caso seja caso disso. Claro que o plano não tem que ser cumprido à regra, pois há alturas que, por qualquer motivo, não se cumpre, mas norma geral é cumprido. 

No que ao conteúdo diz respeito:
Fiz as minhas próprias divisórias. Na primeira tenho a agenda propriamente dita, na seguinte a lista de compras para cada semana, na terceira receitas que queira levar de férias (mais à base de bolos e afins) e a última tem apenas folhas brancas. A agenda é composta pela week on two pages que com ela vinha. Não tem muito espaço para escrever, até por a agenda é mesmo pequena, mas como escrevo apenas o prato principal, não é de todo problemático e, pelo menos para já, assim se vai manter.

Sem comentários:

Enviar um comentário