15 de janeiro de 2016

Rosácea


Descobri que sofro de uma doença de pele crónica chamada rosácea - vá lá, pelo menos não é um nome horroroso como tantos outros..

Há muitos anos que noto que depois de tomar banho, beber álcool, sair com temperaturas muito frias ou muito quentes começava a sentir um calor enorme na cara e apareciam-me manchas vermelhas, especialmente na zona da testa, bochechas e nariz. Não era coisa que me chateasse muito, até porque ao fim de algum tempo acabava por desaparecer. Sempre pensei que fosse só mesmo por exagero - água muito quente ou muito álcool -, mas afinal não, afinal é mesmo uma doença que tende a piorar com o tempo caso não se faça tratamento. Parece que cura não há, mas o tratamento atenua. Felizmente o meu problema é muito ténue, especialmente quando comparado com o de outras pessoas, mas ainda assim não quero que piore.

Para já, e porque estou grávida, não vou fazer tratamento nenhum, até porque pode ser prejudicial para o bebé e a médica aconselhou a esperar. Afinal quem vive assim desde já uns, sei lá, 10 anos, bem que pode esperar mais uns meses... A única coisa que vou fazer, e que foi a médica que me deu, é começar a usar cremes próprios para a coisa. Só mesmo para dizer que faço alguma coisa para prevenir...

Sem comentários:

Enviar um comentário