26 de fevereiro de 2016

Dúvidas


Já no chamado sétimo mês de gravidez, aquilo que de momento mais me preocupa é saber como a M. irá reagir à chegada do irmão. Todos os dias falamos dele e de que ela é a irmã mais velha e do que lhe vai ensinar e tal, e ela todos os dias o "inclui" nas suas brincadeiras, seja a preparar o chá, um gelado ou qualquer outra coisa que ela diz ser para ele. Mas por muito que ele já esteja "presente" nas nossas vidas, a verdade é que ainda não está entre nós, por isso fica difícil prever a reacção dela quando ele efectivamente chegar. Porque a verdade é que ela não sabe o que significa a chegada de um irmão e o impacto que terá na vida dela e até pode pensar que ele já vai chegar pronto para brincar. 

Para (tentar) evitar grandes crises, já a comecei a preparar para o que aí vem: que ele só come e dorme, que não vai brincar com ela durante muito tempo, que eu vou ficar uns dias no hospital, etc etc etc. Ela lá vai acenando com a cabeça, mas duvido que tenha assimilado bem a questão. Afinal ainda não tem sequer 3 anos!!

Tenho lido muitos artigos sobre o assunto, mas a verdade é que cada criança é uma criança e é impossível prever com exactidão o que irá acontecer. Do que tenho lido, vi um pequeno texto que de certa forma resume tudo aquilo que por aí se diz. 

Child´s Preparation:

                                                   1 - Involvement

                                                        * midwife/scans appointments 
                                                        * choosing items for nursery
                                                        * choosing cloth for baby

                                                  2 - Bonding with bump

                                                       * bonding with bump
                                                       * feel kicks

                                                 3 - Communication

                                                       * answer questions

                                                 4 - Hospital

                                                       * prepare for the separation (visits)
                                                       * father in contact with child during labor/stay in hospital

                                                5 - Caring

                                                      * giving responsibilities
                                                      * only son time after birth


Algumas destas coisas já comecei a fazer, nomeadamente tê-la comigo quando a midwife vem cá a casa ver como estou, começar a prepará-la para a separação, incentivá-la a falar para a barriga e a senti-lo a mexer, se bem que desta parte ela não gosta e nem sequer quer, e ainda já lhe prometi que vamos comprar a roupa que ela quiser para ele. Não há muito mais que possa fazer e ainda por cima nós estamos sozinhos (sem família), pelo que nem momentos a sós com tios ou avós ela vai ter. Já por causa disso, a minha mãe vem passar cerca de mês e meio connosco para ajudar, não com ele, mas com ela, pois será ela a precisar de mais atenção, e durante esse período conto ir buscá-la todos os dias ao infantário sozinha, para que ela perceba que é tão importante como ele.

Enfim, vamos ver como corre e irá correr quando a altura chegar. Para já, tento levar tudo com a maior calma possível e não sofrer por antecipação. Sei que não vai ser fácil, mas tenho esperança que tudo vai correr pelo melhor! =)

Sem comentários:

Enviar um comentário