22 de abril de 2016

Daily Planner #2

Há um ano atrás publiquei fotos e escrevi sobre aquele que era o meu daily planner: Filofax, tamanho Personal, modelo The Original, cor Yellow (podem ver o post aqui). Nesse post fiz uma descrição de tudo o que tinha e usava até àquele momento, pois uma agenda pessoal é algo que vai mudando com o tempo e as nossas necessidades.

Tanto assim que mudou mesmo, quer a agenda em si, quer todo o seu interior. Passo a demonstrar:

(Photo By R!)

Apesar de ter mudado de agenda, mantive quer a marca, quer o tamanho: continua a ser da Filofax, mas agora uso uma Malden, cor Brown, tamanho Personal. É em pele e é super confortável ao toque.


(Photo By R!)

Quando se abre, tem do lado esquerdo uma bolsa com fecho, que por enquanto continua vazia; uma bolsa fina, mas comprida, onde tenho alguns marcadores; quatro bolsas para cartões; e uma bolsa maior que para já uso com post-it grandes.

Depois começa o daily planner propriamente dito. Continuo com uma bolsa com uma foto da minha filha e no verso tenho os meus contactos e do meu marido, para o caso de perder a agenda ou de me acontecer alguma coisa. 

O planner tem ainda uma pen loop onde tenho sempre uma caneta. Não é a caneta que, por norma, uso, mas sim uma de reserva para o caso de, de repente, precisar de escrever e não ter outra à mão. No fim do planner há ainda mais dois bolsos.


(Photo By R!)

Por detrás da bolsa transparente, tenho um calendário com uma vista mensal dos próximos 4 anos. Não dá para escrever nada, mas para mim serve para marcar datas importantes e marcar as férias do infantário e do meu marido e de visitas que possamos ter. Uso cores diferentes como códigos e vou riscando os dias à medida que vão passando.

Os meses estão "escritos" com washi tape. Apaguei a forma como vinham escritos (muito básico!) e colei washi tape por cima. 


(Photo By R!)

Depois como agenda propriamente dita, deixei de ter a vista semanal (uma semana em duas páginas) porque não funcionava comigo. Havia dias que escrevia tanto ou tinha tantas coisas marcadas que tinha usar post-it por cima para ter tudo escrito. Por isso agora uso uma página por dia, sendo certo que o o fim-de-semana está apenas numa página. 

Cada dia é composto por duas partes. Do lado esquerdo tem o horário: aí marco reuniões, consultas,  toma de medicamentos, se houver, enfim, tudo o que tenha dia e hora marcada. Por vezes escrevo também aquilo que pretendo fazer a determinada hora. E do lado direito escrevo a to do list para aquele dia e/ou reminders. A diferença para o fim-de-semana é, para além de ser dois dias numa página, não tem a indicação das horas. De resto funciona exactamente da mesma maneira. 

Como marcador uso uma régua transparente com 4 marcadores de cores, em que cada cor corresponde a uma pessoa: rosa a minha filha, verde o meu filho (quando nascer), laranja o maridaço e azul a casa. Ou seja, quando existe alguma coisa relativa a cada um deles (reminders e/ou marcações) escrevo na cor respectiva. Assim quando olho para o meu dia, sei logo de quem é o quê. Para as minhas marcações uso roxo, apesar de não ter o marcador correspondente - porque não há!


(Photo By R!)

Depois criei apenas duas divisórias: a primeira onde tenho folhas para tomar notas caso precise e folhas com listas; a segunda tem informações importantes de todos cá em casa (dados e historial clinico) e as férias do infantário, para ter sempre à mão.


(Photo By R!)

Por fim tenho ainda mais uma bolsa transparente com autocolantes e uma foto nossa e uma bolsa para 6 cartões onde tenho os mais importantes para o meu dia-a-dia: médicos, oficina, etc.

Sem comentários:

Enviar um comentário